10 tipos de e-mails para usar em sua próxima campanha

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Atualmente, quase metade da população mundial utiliza e-mails, e esse número ainda cresce. Dessa forma, o e-mail marketing vai muito além de apenas enviar mensagens de vendas.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, unindo diferentes abordagens e cartas eletrônicas aos clientes.

Sendo a estratégia mais antiga e ainda mais abrangente, o e-mail marketing obtém um conjunto de vantagens inegáveis:

• Custo-benefício supremo;

• Boa segmentação;

• Ampla customização;

• Escalabilidade avançada;

• Análise exata.

E você ainda não experimentou, não é?

Neste artigo, exploramos os tipos de e-mails essenciais para tentar envolver assinantes envolvidos, aumentar um público fiel, aumentar as vendas e criar confiança por meio do reconhecimento da marca.

Por que você deve tentar o marketing por e-mail

Você deve tentar o marketing por e-mail simplesmente por causa de sua eficácia.

Os e-mails são muito mais eficazes do que outras estratégias de Marketing Digital . Por exemplo, quando comparados às mídias sociais, os e-mails ainda têm um público mais amplo e os usuários consideram a comunicação comercial via e-mail mais confiável. Além disso, um e-mail médio atinge 3x mais audiência do que uma postagem no Facebook .

Outro ponto a favor do e-mail marketing é seu ROI sólido . Para ilustrar, as campanhas de e-mail geram quase 4.000% do ROI em média, o que é absolutamente impressionante.

Estes são apenas os principais destaques que aprovam a eficiência desta estratégia. Principalmente, o email marketing permite que você escolha a mensagem certa e a envie para o cliente certo.

Por que você precisa de diferentes tipos de e-mail

Ao receber e-mails e incentivar as pessoas a interagir com seu produto ou site, o objetivo final é convertê-los em clientes. Transformar efetivamente todos esses contatos em usuários pagantes depende muito dos e-mails que você envia.

Enviar um tipo de e-mail pode não (e nem trará) muitos resultados. Os clientes ficam entediados e começam a ignorar o mesmo velho boletim informativo.

Portanto, você deve pensar em diversificar as mensagens do seu lado. Tente misturar as coisas. Seus assinantes apreciariam isso, resultando no benefício de taxas de abertura mais altas, aumentando as vendas.

Além disso, vários tipos de e-mails têm finalidades diferentes, que sua empresa pode exigir. Por exemplo, é legal começar com um e-mail de boas-vindas, enviar um e-mail informativo sobre atualizações do seu produto, compartilhar um boletim informativo e muito mais. Você pode não precisar de mais de 4 tipos, mas definitivamente precisa enviar alguns deles.

Vamos brincar com diferentes tipos de e-mails que recomendamos para enriquecer sua campanha de e-mail. Está pronto?

E-mails de marketing

Os e-mails de marketing são essenciais para construir relacionamentos prósperos com os clientes, gerar leads e educar os clientes.

O design e o conteúdo desses e-mails mostram uma marca limpa , incentivando os usuários a procurar recursos de produtos premium ou outros extras.

E-mails de boas-vindas

De acordo com a pesquisa do Campaign Monitor , os e-mails de boas-vindas têm as taxas de abertura mais altas entre todos os e-mails, com uma taxa média de abertura de 50%.

Um e-mail de boas-vindas é a primeira interação entre um novo usuário e você. Considere as mensagens de boas-vindas como primeiras impressões.

Lembre-se que com um e-mail de boas-vindas, seu novo cliente inicia uma jornada com sua empresa. Cumprimente novos clientes e apresente-os à função crucial de seu produto ou site.

Ao elaborar seu e-mail de boas-vindas, certifique-se de atender a estes requisitos:

Seja direto em sua linha de assunto – apenas dê as boas-vindas a um novo cliente
Seja grato
Não promova. Este não é o tipo certo para promoções
Prometeu algo para uma inscrição? Mencione e entregue isso na mensagem
Use CTAs claros
Forneça a opção de mergulhar mais fundo em uma experiência com seu produto ou simplesmente optar por não participar

Não se esqueça de contar histórias. Compartilhe uma breve passagem sobre sua marca e o que os clientes podem ganhar ao se tornarem parte de sua família.

Além disso, não há problema em compartilhar seus links de mídia social, vídeos de integração e links para guias iniciais em e-mails de boas-vindas.

Boletins informativos

Um boletim informativo é uma solução maravilhosa para empresas que promovem através do Marketing de Conteúdo. Boletins legais fornecem conteúdo de alta qualidade aos assinantes regularmente.

O principal objetivo das campanhas de newsletter é manter contato com os clientes e aumentar o tráfego do site. Para alcançá-lo, prepare um modelo de boletim informativo personalizado, cheio de ação e visualmente atraente .

O que incluir? Experimente um ou combinações destes tipos de conteúdo:

Guias
Postagens no blog
Notícias
Revisão de produtos
Recomendações
dicas internas
Anúncios
Elementos interativos
Infográficos

Evite linguagem espaguete vaga e seja promocional, tendo em mente que este e-mail deve se concentrar em educar seus assinantes, compartilhar ideias e lembrá-los sobre sua marca.

E-mails informativos

Na verdade, qualquer e-mail de marketing compartilha algum tipo de informação para um destinatário. Vamos ver um cenário. Você pensa em novos recursos para apresentar, o que pode impulsionar exponencialmente o crescimento do seu produto .

Para clientes leais , o recurso principal do seu produto pode ser bem conhecido, pois eles já podem experimentá-lo. Mas para usuários recém-chegados, a atualização não existe, pois não foram informados.

O e-mail informativo resolve esse desafio trazendo anúncios sobre atualizações e novidades. Essencialmente, os e-mails informativos são boletins informativos com foco em atualizações de produtos.

Empacote atualizações menores em um boletim informativo changelog. Isso permite que você envie todos os recursos sem ser spam. Isso funciona especialmente para usuários que acompanham ansiosamente o desenvolvimento do seu produto, mas não o usam regularmente.

Descreva brevemente os destaques dos novos recursos, bem como incentive o leitor a clicar no botão ou link, verificar e experimentar a atualização. Além disso, dê a oportunidade de responder e fazer perguntas.

E-mails promocionais

Os e-mails promocionais são uma maneira direta, mas poderosa, de divulgar seu serviço. Tradicionalmente, esses e-mails propõem descontos, cupons, atualizações gratuitas para o Premium ou um monte de brindes semelhantes.

E-mails promocionais são muito eficazes. Quase metade do público deseja receber e-mails promocionais de sua marca favorita. Torne-se essa marca!

Usando e-mails promocionais, você pode:

Melhorar a retenção de clientes
Atrair usuários
Cultive a lealdade
Aumente a conscientização

Quando você decidir claramente sobre suas prioridades promocionais, pode tentar enviar uma mensagem de um endereço de e-mail pessoal, que parece mais amigável.

Evite duas coisas em e-mails promocionais:

Não venda corajosamente sua oferta
Não envie muitos e-mails promocionais

É fundamental, pois as mensagens promocionais podem ser uma parte importante das campanhas de comportamento do consumidor e, se você as fizer mal, elas podem prejudicar seus negócios.

E-mails transacionais

O principal objetivo dos e-mails transacionais é manter os usuários cientes do que aconteceu após suas ações ou solicitar alguma ação do usuário (redefinir a senha, conceder acesso etc.). É por isso que os e-mails transacionais são acionados principalmente por alguns eventos do lado do usuário.

Em contraste com os e-mails de marketing, os de transição não visam promover ou entregar mensagens informativas. Sua primeira tarefa é notificar os usuários sobre eventos importantes a tempo.

E-mails de confirmação

Os e-mails de confirmação são usados ​​para finalizar as ações do usuário. Pode ser uma mensagem contendo confirmação de pedido, confirmação de assinatura, etc.

Como muitos outros tipos de e-mails transacionais, as mensagens de confirmação devem ser claras e concisas.

Envie e-mails de confirmação do e-mail de suporte ou de outros endereços de e-mail comerciais para adicionar credibilidade, pois os e-mails de confirmação geralmente se cruzam com a segurança e a privacidade do usuário.

É crucial atender a todos os requisitos técnicos, para que os usuários recebam suas mensagens. Ou seja, certifique-se de cumprir a autenticação de e-mail, GDPR, CAN-SPAM, CCPA e outras políticas de privacidade.

E-mails de notificação

Os e-mails de notificação trazem informações sobre as mudanças que seu serviço está experimentando ou que sofrerá em breve. Além disso, essas mensagens notificam os usuários sobre suas contas.

Subtipos amplamente usados ​​de e-mails de notificação são política de privacidade, alteração de termos de uso, notificações sobre limites, atualizações, testes, comentários e muito mais.

As melhores práticas que tornarão suas notificações eficazes:

Entregue uma única ideia por vez
Sem confusão, sem promoção. Basta ir direto aos negócios
Seja específico. Planejando a manutenção? Especifique o motivo e as datas exatas em seu e-mail. Os destinatários devem saber por quanto tempo você estará ausente
A linha de assunto do e-mail deve mostrar a própria notificação: “Seu plano foi atualizado”, “O ticket foi criado para sua conta” e o corpo do e-mail deve conter todos os detalhes

Para deixar claro, os e-mails de notificação diferem do tipo info com sentido de importância, envio obrigatório, e são enviados a todos os usuários.

Por sua vez, os e-mails informativos entregam mensagens não críticas, são opcionais e podem ser direcionados a segmentos de público.

Alertas

De uma perspectiva, esta é uma versão de e-mails de notificação. Os e-mails de alerta têm prioridade máxima para os usuários porque chamam a atenção do usuário para mudanças importantes como logins suspeitos, ações relacionadas a pagamentos, etc.

Elas devem ser super concisas e enviadas logo após o evento. É importante fornecer ao usuário a oportunidade de entrar em contato com você de maneiras alternativas — chat ao vivo , número de telefone etc. — oferecendo atendimento ao cliente proativo aos usuários.

E-mails de carrinho de abandono

Pode acontecer de o cliente adicionar um item ao carrinho de compras e deixá-lo lá (talvez tenha se distraído, esquecido ou mudado de ideia) sem concluir a compra. Para essas ocasiões, usar e-mails de carrinho abandonado é exatamente o que você precisa!

Os e-mails de carrinho abandonado devem tratar dos motivos que levaram um cliente a abandonar o carrinho.

Portanto, use a criatividade ao fazer a cópia do e-mail, dedique tempo ao design com certeza, defina uma voz e um tom amigáveis. Essa seria uma maneira eficaz de recuperar as vendas perdidas.

A melhor prática para enviar e-mails de carrinho abandonado é definir uma sequência de envio. No entanto, não envie spam aos clientes.

Recomendamos o uso de dois e-mails na sequência:

1. Apenas um lembrete,

2. Call to action com senso de urgência para motivar o cliente a finalizar a compra.

Se você acha que isso não é suficiente, adicione a terceira etapa mais motivacional, incluindo algumas ofertas extras, frete grátis, etc. Mas fazer mais de três mensagens de carrinho abandonado não é preferível.

Bônus

Aqui estão dois tipos extras de e-mails que muitas empresas deixam de enviar.

E-mails de aniversário
Você já enviou e-mails de aniversário para seus clientes? Vale a pena tentar!

Aniversários oferecem uma oportunidade surpreendente para o noivado. As pessoas ficam encantadas em saber que você está pensando nelas. E eles estão sempre em busca de bons negócios, especialmente em seu dia especial! Esses e-mails propõem descontos, presentes ou conselhos sobre como preparar uma festa de aniversário.

Sinta-se à vontade para enviar esses e-mails não apenas no dia especial do assinante, mas também com um ou dois dias de antecedência ou após a data de aniversário.

Além disso, os profissionais de marketing preferem enviar cartões de aniversário para agradecer aos assinantes por fazerem parte de sua comunidade, o que também é uma boa maneira de melhorar a retenção de clientes e apenas deixar o usuário feliz.

E-mails de reengajamento
Ondas imparáveis ​​de e-mails atingem as caixas de entrada de seus assinantes todos os dias. Na verdade, 40% dos consumidores dizem ter pelo menos 50 e-mails não lidos em sua caixa de entrada. Isso significa que alguns assinantes param de se envolver com suas campanhas de e-mail.

Para resolver efetivamente esse problema comum, crie um e-mail especial de reengajamento direcionado diretamente aos seus assinantes “inativos”. Esse tipo de e-mail ajuda a envolver novamente seus assinantes em sua marca e a remover assinantes passivos de sua lista de e-mails.

Para fazer mais, tente descobrir o motivo pelo qual os assinantes não leram seus e-mails. Pelo menos, forneça botões de mídia social para conveniência dos assinantes que preferem outro canal de comunicação.

Algumas empresas gostam de ocupar os pensamentos dos assinantes com sua decepção por perder um usuário com uma imagem comovente de um bebê triste. Este movimento é trivial, mas terrivelmente eficaz.

Resumindo…

É hora de experimentar o marketing por e-mail! Essa estratégia ainda é eficaz e relativamente fácil de implementar.

O ponto importante a lembrar é não se limitar a apenas alguns tipos de e-mails. Como você viu acima, existem pelo menos 10 tipos de e-mail que impactam diretamente na comunicação com seu público e na prosperidade de sua empresa.

Esperamos que esta visão geral seja útil para você. E você já está considerando qual tipo de e-mail enviar a seguir.

Até a próxima…

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