O que é uma Home Page pessoal?

a importância de ter uma home page pessoal, WRDS Comunica especilista em WordPress

Uma home page pessoal é um site onde você publica informações que são exclusivas sobre você, expondo suas habilidades, ramo de atividade e exibe um portfólio com textos, vídeos e fotos de exemplos.

Serve para todas as áreas profissionais, seja você um poeta, um artesão, músico, arquiteto ou designer – literalmente qualquer tipo de segmento!

Talvez você esteja pensando agora: “Mas isso já existe e se chama blog.” Mais ou menos…

A força de uma home page pessoal

Os modelos de site estilo blog nasceram praticamente juntos com a web e continuam existindo – com boa saúde – até hoje.

Como prova de que blog é importante veja que as grandes empresas, mesmo as marcas super conhecidas, tem em seu site institucional um blog agregado.

Essas empresas e marcas sabem muito bem que precisam se manter vivas e ativas na internet, sempre “dialogando” com seu público.

É ali no blog que as marcas escrevem numa linguagem bem intimista. Na verdade é criado um avatar, persona ou algo do tipo, bem planejado para atingir esse objetivo.

Em geral narrando na primeira pessoa o profissional ou marca deixa rolar suas novidades e opiniões, escrevendo e postando fotos como se estivesse falando frente a frente conosco.

Não se engane, cada palavra e imagem é pensada nos mínimos detalhes para atingir dois alvos: o coração de quem lê e o algoritmo do Google. Isso se chama SEO e podemos falar mais desse tema em outro momento.

Foi por esse motivo que afirmamos acima que o blog é uma ferramenta para “se manter vivo na internet”. Não há maneira mais eficiente de marcar presença e ter relevância online!

“Mas esse diálogo já não é feito pelas redes sociais?” Sim e não, vamos entender…

A diferença entre home page pessoal e rede social

Nas redes sociais uma marca ou profissional consegue capturar a atenção do público e pode mostrar o que faz e como. Além disso pode reagir a comentários, obter curtidas e compartilhamentos. Engajamento vale ouro nas redes!

Entretanto, nas redes sociais quem dita o termômetro das conversas não é o autor e sim os que o seguem. O humor dos seguidores pode variar muito conforme os acontecimentos.

Nada garante que uma postagem do profissional ou da marca será um sucesso. Mesmo que uma campanha nas redes seja muito bem planejada, qualquer fator negativo pode ser um “tiro pela culatra”. Não esqueça dos temidos CANCELAMENTOS!

Isso é tão sério que, quando ocorre um comentário ruim o profissional ou marca nem sequer deve excluir a postagem. Pelo contrário, deve correr para responder de forma positiva um a um, às vezes são centenas – e até milhares – os comentários ruins subsequentes.

Excluir será pior pois, sempre tem um seguidor que faz um “print” da postagem, que pode mostrar para todo mundo a tentativa de apagar o erro enganando os seguidores. A pós-reação é pior do que o problema original.

Responder comentários negativos, um a um, não soluciona o impacto negativo, o estrago já está feito. Responder visa apenas amenizar a situação, mostrar que se importa e até pedir desculpas para virar a página.

O problema da briga por atenção

Esse não é o único dilema, ainda tem o problema da concorrência. Mesmo que o perfil da marca ou profissional esteja muito bem segmentado, a briga por atenção é gigantesca.

Para se ter uma ideia, em 2020 as empresas especializadas em rede social concluíram que a média de atenção do usuário era de 6 segundos para um post. Pense bem, um post tem que ser bom o suficiente para conseguir atenção de seus seguidores em apenas 6 segundos!

Da pandemia do Covid-19 para cá os estudos tem variado muito, porém eles afirmam que esse tempo é cada vez menor. Ou seja, muito provavelmente em 2023 uma postagem terá menos que 6 segundos para conquistar atenção.

A força de uma home page pessoal está exatamente no LUGAR DE FALA. Como assim?

Sua habilidade de mostrar talentos, serviços prestados e ideias novas parte de seu espaço exclusivo na web. Quem clica no seu link para ver seu trabalho já foi capturado e está interessado. Ali é um ambiente em que você dá as cartas.

Na home page pessoal as pessoas também podem comentar, curtir e compartilhar – inclusive usando as redes sociais. Mas, este é seu lugar de fala, você tem a narrativa e pode usar livremente as ferramentas de SEO para ter mais relevância.

Tudo isso sem disputar espaço e atenção com os seus concorrentes. Não é maravilhoso?

Diferença entre blog e home page pessoal

No blog você pode incluir seus interesses, fotos de rotina ou qualquer outra informação pessoal que possa interessar seu público. Assim, a mesma pessoa que deseja contratar seu talento como profissional na home page, pode achar interessante descobrir aspectos de sua vida fora do trabalho.

Sendo assim, você pode ter uma home page pessoal e dentro dela incluir um blog. Sim, seu talento profissional é um portfólio, mas suas ideias e formas de ver o mundo merecem um cantinho especial – o seu blog.

Além disso você pode mesclar tudo isso num só lugar, vinculando sua home page pessoal com seu blog e integrando os dois às suas redes sociais.

Não se trata de colocar tudo no liquidificador e bater! Basta separar um estilo de linguagem para cada setor. Na home page você expõe apenas seu portfólio cheio de talentos, com textos, fotos, vídeos e outras ferramentas demonstrativas. No blog é você, pessoa, quem fala de suas ideias.

Desses dois tipos de abordagem, o que vale a pena postar nas redes? É só pensar um pouco e fazer testes. Só não esqueça de que nas redes sociais o que foi postado pode não ter volta. Entretanto, na home page é diferente. Você pode alterar quantas vezes quiser sem qualquer prejuízo.

“Não preciso de uma home page pessoal.” Será mesmo?

Aqui na WRDS Comunica nos deparamos ocasionalmente com essa afirmação. Alguns profissionais e empresas realmente acreditam que usar as redes sociais é o suficiente para mostrar seus produtos ou serviços.

Nós entendemos o dilema, muitos profissionais já alcançaram um nível de engajamento que não encontrariam tempo para administrar outra coisa, como uma home page pessoal.

Entretanto, além de tudo o que já explicamos acima, existem outras questões que precisam ser lembradas.

Partindo da suposição de que você pense assim também, que já tenha exposição suficiente para vender ou lotar sua agenda só usando as redes sociais, pense nas seguintes perguntas:

  • Quem é o dono do espaço digital onde está todo o seu portfólio?
  • O que garante que esse espaço digital vai durar muitos anos no futuro?
  • E se for vendido, como aconteceu com o Twitter? O que pode mudar?
  • Esse espaço digital tem termos e condições que podem mudar à sua revelia?
  • É você quem dita as regras de SEO?
  • Esse espaço digital pode alterar o algoritmo, prejudicar ou até perder seus anos de conteúdo?
  • Você tem total controle do que outras pessoas podem escrever sobre você nesse espaço?
  • Dependendo do humor das redes será que todo seu esforço para ter engajamento pode se virar contra você?

A lista de perguntas pode não ter fim…

Mas a resposta certa é uma só: quando você tem seu espaço digital particular, ou seja, sua home page pessoal, nada nem ninguém pode interferir no sucesso de sua marca e seu nome. Apenas você! Simples assim.

Aqui na WRDS Comunica temos pessoas que trabalham no ramo digital há mais de 20 anos. Alguns de nós começou a carreira muito antes do período digital, planejando marketing com desenhos feitos à lápis e textos datilografados numa máquina de escrever. Dependendo de sua idade pode ser que você nem saiba o que é isso.

Porém, essa trajetória trouxe uma bagagem tal que essas pessoas podem ser definidas como SOBREVIVENTES.

Como sabemos, na lei da natureza sobreviver é uma arte que depende de adequação. Sobreviventes não são os mais fortes e sim os que se adaptam ao meio.

Temos um carinho enorme por esses profissionais, na verdade dependemos deles! Apenas eles têm o faro que dá sentido e direção para que possamos decidir corretamente.

Sabe o que aprendemos com eles?

Ninguém se pode dar ao luxo de viver de redes sociais abrindo mão do poderoso recurso de um site, inclusive uma home page pessoal.

Faça com quem entende

A maioria das pessoas pensa em home pages pessoais como sendo baseadas somente em textos e imagens suplementares.

Entretanto, para  mostrar um portfólio poderoso capaz de conquistar admiração é possível incluir vídeos, podcasts, jogos, perguntas e respostas, chat online, e-books interativos, formulários inteligentes e muitos outros recursos em uma home page pessoal bonita e intuitiva.

O limite é a imaginação e o talento de quem faz!

Para algumas pessoas, ter uma home page pessoal é um fardo. Elas não têm tempo nem conhecimento técnico para cuidar do projeto. Desanimam antes mesmo de começar.

Como mostramos neste artigo, é possível ter uma home page pessoal com baixo investimento usando o WordPress. Quando acabar aqui dê uma olhada no artigo.

Porém, nem mesmo com recursos gratuitos essas pessoas se animam, justamente pela falta de tempo e conhecimento.

Entendemos isso perfeitamente, por isso aconselhamos o seguinte:

Se esse é seu caso não comece o projeto nem entregue nas mãos de amadores. É preferível adiar o projeto de lançar sua home page do que fazer da forma errada.

A opção mais correta é:

Mesmo que você tenha conhecimento técnico e artístico para fazer sua própria home page invista em profissionais especialistas na área. Utilize seu tempo disponível e seu conhecimento para gerenciar o trabalho desses parceiros profissionais.

Outra coisa importante:

Não caia na armadilha dos sites de aluguel nem dos modelos “faça você mesmo”. Por quê?

Porque existem segredos que eles não revelam. Só um time de especialistas em design, escrita criativa, programação, estratégia de marketing e outras atividades digitais conhece esses segredos e podem se juntar para entregar um projeto que dê resultados e funcione bem a longo prazo.

Um site barato, de aluguel ou do tipo “faça você mesmo” apenas recebe uma mensalidade para entregar algumas ferramentas e automações cujo acesso é restrito e a chance de perder conteúdo é grande.

Para finalizar, vale muito à pena ter sua home page pessoal! É perfeitamente possível lançar seu projeto e escalonar com sucesso, inclusive de mãos dadas com as redes sociais.

Quanto vale sua marca, seu nome ou sua imagem?

Sabemos que não tem preço. Por isso faça com quem entende, tem experiência e se compromete a dar a atenção que você merece.

Aqui na WRDS Comunica estamos prontos para uma conversa, se precisar é só chamar um consultor.

Até a próxima…

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