Quando o seu negócio é Ensino à Distância seu site precisa ser diferente
Muito embora uma Plataforma EAD contenha quase tudo o que um site empresarial tem, existem recursos e ferramentas únicas para cumprir sua maior meta: conquistar alunos e entregar bons cursos.
Diferente de um site institucional, por exemplo, a plataforma EAD é o espaço completo para que sua escola ou seu curso disponibilize as aulas com mais eficiência e leveza. Uma empresa de ensino, evidentemente, quer vender as suas aulas, treinamentos e cursos. Mas, um conjunto de ferramentas e experiências de marketing devem ser usados para que o ensino seja diferenciado da concorrência.
A plataforma EAD completa deve oferecer recursos que tornem o conteúdo agradável, escalonável, intuitivo e prático para os usuários. Deve ir além disso: tem que oferecer facilidades na gestão.
Por exemplo: Emitor relatórios financeiros para que você tenha mais controle das entradas, meios para descobrir quando e porquê um aluno abandona um curso, um ótimo serviço de interação entre aluno e professor, testes online direcionados, chamadas de vídeo, gráficos eficientes e muito mais.
Entregar avaliação e certificação dos alunos é algo que faz com que seu nome tenha mais credibilidade perante o público. São detalhes importantes que trazem resultados válidos. Através de uma plataforma EAD profissional, uma empresa de ensino à distância será mais reconhecida, recomendada pelos usuários, bem avaliada no Google e terá diversos que ajudam a atrair novos alunos.
Comparação entre sites comuns e plataformas de EAD
Objetivo de um site comum: Ser informativo, apresentar uma visão geral de uma empresa, organização ou indivíduo. Seu conteúdo inclui páginas como “Sobre nós”, “Fale conosco”, um blog e um portfólio. Serve para aumentar a visibilidade na web, se diferenciar da concorrência, fortalecer sua marca, estabelecer credibilidade e gerar leads.
Objetivos de uma plataforma EAD: Fornecer cursos de educação e treinamento on-line úteis e atualizados. Deve se comunicar com os futuros alunos de forma agradável, gerando curiosidade e despertando o desejo de aprender mais. Inclui materiais do curso, como vídeos, módulos de texto, questionários e fóruns de discussão.
Para facilitar o aprendizado, fornecer conteúdo educacional e acompanhar o progresso dos alunos a plataforma inclui muitos outros recursos que um site empresarial comum não necessita. Por exemplo: o incentivo de ações como inscrever-se em mais cursos, iniciar um módulo, motivar a conclusão de uma tarefa e tirar dúvidas de forma clara e rápida.
Considerações adicionais para sites de EAD
A experiência do usuário (UX design) faz muita diferença. Uma boa plataforma de EAD deve ser intuitiva e fácil de usar. Deve facilitar a vida dos alunos através de uma navegação leve e agradável, sem excesso de informação e com acesso rápido aos materiais do curso.
Acessibilidade é outro fator importante. Muitos dos usuários que buscam EAD são portadores de necessidades especiais. Uma boa plataforma EAD deve garantir que o site seja acessível a esses usuários, com ferramentas que seguem as diretrizes das normativas legais voltadas para este público.
Criar envolvimento é outra forma de tornar a plataforma EAD competitiva. Deve incorporar elementos interativos, como gamificação e recursos de aprendizagem social, sistema extra de pontuação válida e conteúdo cultural atualizado.
Outro grande diferencial da plataforma EAD é forneçer oportunidades para os alunos avaliarem sua compreensão e darem feedback por meio de questionários, tarefas e discussões.
Resumindo:
Sites comuns: são informativos, de escopo amplo.
Sites de EAD: são educacionais, focados em ministrar cursos, tornar o aprendizado uma experiência agradável e facilitar a evolução do usuário.
Lembre-se de que um site de EAD eficaz não deve apenas apresentar os materiais do curso, mas também criar um ambiente de aprendizagem envolvente e de apoio que promova o sucesso do aluno.