Por que WordPress é melhor que Wix

Por que WordPress é melhor que Wix WRDS Comunica especialistas em sites WordPress

Se você deseja criar um blog ou um negócio on-line, precisará criar um site. Se você está tentando decidir se faz seu próprio site pela Wix ou contrata especialistas em WordPress, este artigo lhe ajudará a decidir qual plataforma seria a certa para você.

A principal diferença entre o Wix e o WordPress é que o Wix inclui hospedagem na web e é um construtor de sites, em que você mesmo precisa fazer absolutamente tudo para ter seu site rodando. Já o WordPress é um CMS de código aberto com mais opções de personalização infinitas e centenas de ferramentas disponíveis.

Normalmente quem contrata a Wix tem que pegar no pesado e entender de técnicas de marketing digital, design, SEO, escrita criativa e usabilidade. Por um valor um pouco maior o contratante de especialistas em WordPress não precisa ser um profundo conhecedor dessas áreas.

Outra diferença fundamental é que, quem contrata WordPress é proprietário de seu site. O domínio e os dados jamais serão perdidos, a menos que o dono desista do projeto. Ou seja, todo o tempo e conteúdo dedicados ao seu site no WordPress são um patrimônio de lastro muito valioso. Ao usar a Wix isso não é uma garantia, já que tudo depende de manter a mensalidade em dia. Se o aluguel da plataforma não for pago tudo pode ser perdido.

Neste artigo, comparamos as duas plataformas em termos de web design, facilidade de uso, preços e outros recursos para ajudá-lo a escolher a opção certa. Vamos começar!

Uma Introdução ao WordPress

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular no mundo todo. Embora tenha começado como uma plataforma de blog, agora é usado para praticamente todos os tipos de conteúdo online. Atualmente, o WordPress alimenta mais de 455 milhões de sites na internet.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas usam o WordPress é que é uma plataforma de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode criar, editar e compartilhar o software WordPress.

É importante entender a diferença entre a ferramenta WordPress e WordPress.org. Quando falamos de WordPress.org, nos referimos ao popular CMS de código aberto, que funciona em formato colaborativo.

Já o WordPress é uma plataforma de tudo-em-um. Você instala essa ferramenta na sua hospedagem na web e, com um nome de domínio próprio está pronto para criar o que bem entender, desde um blog simples até uma super loja online.

Há centenas de soluções já desenvolvidas para WordPress que podem ser adicionadas para as mais diversas funções e entregas eficientes em seu site.

Uma Introdução ao Wix

Enquanto o WordPress é um CMS, o Wix é considerado um construtor de sites de código fechado. Essencialmente, um construtor de sites fornece recursos fáceis de usar para quem é iniciante e quer ser independente de profissionais do marketing digital.

Com o Wix, você pode personalizar seu site com um editor de arrastar e soltar. Ele fornece manutenção básica do site para que você não precise entender de codificação nem fazer implementação de novas atualizações ou correções de bugs.

O utilizador do Wix não tem acesso ao seu código fonte o que significa que, embora a empresa mantenha tais códigos atualizados e seguros, o cliente não tem a possibilidade de inserir meios de integração com as diversas ferramentas de SEO para que seu site fique bem posicionado no Google.

Wix vs WordPress: visão geral rápida

Resumindo, aqui estão as principais diferenças entre Wix e WordPress em vários requisitos:

DESIGN DO SITE

Wix:

Mais de 800 modelos de design personalizado gerado por IA;

Interface amigável para iniciantes;

WordPress:

Mais de 9.000 temas gratuitos;

Editor de sites para edições de temas sem código;

Processo de configuração mais extenso;

Vencedor: WordPress

CUSTO INICIAL

Wix:

Não há necessidade de comprar hospedagem ou um domínio;

É possível fazer um site básico grátis com propaganda da Wix;

WordPress:

Necessita de hospedagem e registro de domínio;

Oferece temas e plugins gratuitos por tempo limitado;

Vencedor: Wix

CUSTOMIZAÇÃO DO SITE

Wix:

Editor de arrastar e soltar;

Espaço limitado de uploads de arquivos;

Cores e fontes da plataforma;

WordPress:

Editor básico de texto;

Upload ilimitado de arquivos (conforme plano de sua hospedagem);

Integração com diversos Page Builder’s de criação (nativos do modelo ou outro como o famoso Elementor);

Cores, fontes e ícones ilimitados;

Vencedor: WordPress

PREÇOS

Wix:

Plano gratuito disponível com anúncios;

Os planos Premium começam em 11,00 dólares por mês;

WordPress:

Plataforma WordPress.com grátis com anúncio;

Plataforma WordPress.com a partir de 1,99 dólares por mês;

Plataforma em hospedagem própria gratuita;

Atualização vitalícia gratuita;

Suporte gratuito em fóruns abertos;

Vencedor: WordPress

EXTENSÕES DE TERCEIROS E INTEGRAÇÕES

Wix:

Mais de 200 ferramentas gratuitas no Wix App Market;

WordPress:

Mais de 59.000 plug-ins gratuitos;

Vencedor: WordPress

PARA BLOGUEIROS

Wix:

Oferece suporte a modelos e layouts de postagem de blog;

Frequentemente requer sistemas de comentários de terceiros;

WordPress:

Editor de bloco flexível;

Sistema de comentários nativo;

Integração gratuita de comentários e avaliações via rede social;

Vencedor: WordPress

LOJAS ONLINE

Wix:

Requer uma atualização do plano de negócios, a partir de 16,00 dólares ao mês;

Cobra taxas de transação;

WordPress:

Plug-in WooCommerce gratuito com todas as funções para loja;

Sem cobrança de taxas de transação;

Vencedor: WordPress

OTIMIZAÇÃO DOS MECANISMOS DE BUSCA (SEO)

Wix:

SEO básico a partir do painel;

Ferramenta Wix SEO Wiz incluso no plano Premium;

WordPress:

Permite SEO avançado e controle total da estrutura do seu site;

Personalização de SEO nativa disponível;

Dezenas plugins de SEO disponíveis, alguns pagos outros gratuitos;

Vencedor: WordPress

SUPORTE AO CLIENTE

Wix:

Equipe de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana;

Wix Help Center e comunidade do Fórum;

WordPress:

Suporte ao cliente de Fóruns do provedor de hospedagem;

Documentação útil fornecida pela comunidade WordPress na web;

OBS: Converse com o seu prestador de serviço especializado em WordPress para saber dos valos e tipos de suporte;

Vencedor: Empatado

SEGURANÇA

Wix:

Atualizações integradas e outras proteções de segurança;

WordPress:

A segurança depende da hospedagem contratada;

Permite implementar suas próprias medidas de segurança;

Vencedor: Empatado

Wix vs WordPress: uma comparação detalhada

Agora que você conhece o básico do Wix vs WordPress, vamos nos aprofundar um pouco mais em seus recursos individuais. Dessa forma, você pode determinar qual plataforma seria mais adequada para suas necessidades.

1. Design do site
O design do seu site é uma das primeiras coisas que os visitantes irão notar. Portanto, é importante criar um layout bonito e coeso para suas páginas. Um bom design vai muito além da estética, pois o site precisa de uma arquitetura visual que seja eficiente e responsivo (abre bem em qualquer dispositivo) além de oferecer uma usabilidade agradável e eficiente.

Vamos avaliar Wix vs WordPress em termos de web design:

Wix – você poderá escolher entre mais de 800 modelos pré-concebidos. Esteja você criando um site de negócios, blog ou hobby, você pode encontrar um layout que atenda às suas necessidades.

Cada um desses modelos possui páginas integradas, portanto, tudo o que você precisa fazer é substituir o texto e as imagens padrão pelo seu próprio conteúdo. Além disso, você pode adicionar novos elementos, como botões de mídia social, vídeos e listas.

Você pode usar o Wix ADI (inteligência de design artificial) para tornar esse processo ainda mais fácil. Esta ferramenta irá sugerir automaticamente um design de site com base em suas informações.

Dependendo da finalidade do seu site, o Wix irá gerar um modelo exclusivo para você. Em seguida, você pode editar o design com um esquema de cores personalizado.

A notícia ruim é que o Wix não permite que você mude para um design diferente. Se você decidir usar um modelo diferente no futuro, terá que criar um site totalmente novo.

WordPress – tem mais de 9.000 temas gratuitos para você escolher. Você pode instalar um tema WordPress padrão ou selecionar um de um desenvolvedor contratado. Essa é a nossa especialidade aqui na WRDS Comunica.

Enquanto procura um tema, você pode aplicar filtros para procurar designs e recursos específicos. Por exemplo, se você precisa criar uma loja online, pode usar o comércio eletrônico como sua opção de filtro.

Depois de instalar e ativar um tema, você ou seu especialista contratado pode usar o editor do site para personalizá-lo. Basta ajustar a paleta de cores até que fique do jeito que você deseja, inserir imagens e vídeos, textos e produtos.

Ao contrário do Wix, você pode alterar os temas sempre que quiser sem perder nada!

Como o WordPress oferece uma variedade maior de temas flexíveis e mantém todo lastro de conteúdo no seu próprio banco de dados, ele é o vencedor nessa categoria.

2. Facilidade de Uso
Se você é iniciante, provavelmente desejará uma plataforma de site fácil de navegar. Então, vamos avaliar Wix vs WordPress em termos de facilidade de uso.

Wix – Depois de criar uma conta no Wix, você pode começar a criar seu site gratuitamente.

Depois de escolher o tipo de site que deseja criar, o Wix recomendará a adição de alguns recursos integrados. Por exemplo, se você criar uma loja online, ela oferecerá um recurso de bate-papo, formulários e fóruns.

Embora você mesmo possa personalizar totalmente um modelo, você pode deixar o Wix criar seu site para você. Basta responder a algumas perguntas e você poderá escolher entre vários temas recomendados.

O Wix também permitirá que você escolha um modelo de página inicial pré-projetado. Em seguida, você pode selecionar algumas páginas que deseja adicionar.

Depois disso, seu site estará pronto para você. Basta clicar em diferentes recursos para personalizar texto, imagens, botões, cores e outras opções.

Você terá tudo o que precisa para gerenciar seu site em seu painel Wix. O lado ruim desta facilidade é que seu site poderá ser muito semelhante a seus concorrentes. Além disso, sem um conhecimento básico de estratégia de marketing, o site feito na Wix não é competitivo já que o código fechado dá poucas chances de SEO.

WordPress – O nível de conhecimento em marketing digital e design é maior para quem escolhe WordPress. Por esse motivo, muitos usuários preferem ter sua própria instalação deste CMS por meio de um host da web, com domínio próprio registrado.

A grande maioria dos usuários de WordPress sabem que possuem muito mais versatilidade se comparados a uma plataforma de aluguel como a Wix. O custo disso, porém, é maior dedicação ao projeto. Por isso os clientes WordPress preferem contratar um especialista ou uma equipe que tenha conhecimento destas áreas para cuidar de seu site.

Aqui na WRDS Comunica todos os nossos planos podem facilmente se adequar ao seu projeto.

Em última análise, o WordPress requer mais tempo para dominar. Como o Wix fornece um site pré-projetado com base em sua entrada, é mais direto do que o CMS.

Ambas as plataformas são muito amigáveis ​​para iniciantes. Entretanto, se o seu site tem ambições profissionais e pretende ser competitivo no mercado que você escolheu o ideal é contratar um especialista em WordPress.

3. Personalização
Depois de escolher um tema, você desejará personalizá-lo para atender às necessidades específicas do seu site. Vamos comparar Wix vs WordPress em termos de flexibilidade e personalização.

Wix – Como mencionamos anteriormente, o Wix tem uma interface de arrastar e soltar. No Editor Wix , você pode clicar no ícone “+” no Editor Wix para acessar novos recursos. Você pode simplesmente arrastar e soltar elementos em uma página, incluindo galerias, botões, caixas ou outros elementos.

Depois de adicionar um novo recurso, você pode personalizar suas configurações. Por exemplo, você pode clicar em Editar texto para alterar o estilo, tamanho, efeitos e espaçamento da fonte.

WordPress – Embora um site Wix seja fácil de editar, o WordPress é um dos melhores CMS disponíveis quando se trata de personalização. Você pode começar a criar seu site adicionando uma nova postagem ou página. Então, você pode construí-lo usando blocos personalizados.

Existem modelos prontos com Builder’s muito poderosos. Um “arrasta e solta” super popular no mundo todo é o Elementor, o queridinho dos designers. Esse plu-gin tem níveis de acesso que vão do gratuito ao super profissional, evidentemente pago.

Fazer um site com WordPress pode levar mais tempo, mas fornece uma gama mais ampla de recursos.

Além disso, você pode economizar tempo inserindo padrões pré-desenhados. Você pode personalizar esses layouts para atender às suas necessidades.

Com o editor de sites do WordPress, você pode editar todo o site usando o mesmo processo baseado em blocos. Você pode personalizar suas páginas e postagens enquanto vê como elas ficarão no front-end.

Embora o Wix tenha uma interface de edição simples, o WordPress oferece mais oportunidades de personalização. Portanto, estamos concedendo esta rodada ao WordPress.

4. Preços
Seja você um iniciante ou um proprietário de site experiente, provavelmente desejará reduzir os custos ao criar seu conteúdo online. Isso permite que você dedique mais fundos ao marketing ou a outras áreas de negócios importantes. Portanto, você pode estar se perguntando se deve optar por Wix ou WordPress para economizar custos.

Wix – Se você deseja criar um site simples sem nenhum custo, o Wix é uma ótima opção. O Wix inclui hospedagem na web, 500 MB de armazenamento e uma equipe dedicada de suporte ao cliente com seu plano gratuito .

No entanto, isso tem algumas desvantagens. Seu site terá anúncios Wix em todas as páginas e você não terá um nome de domínio personalizado.

WordPress – Enquanto isso, o software WordPress é gratuito para download. Normalmente, você precisará de um plano de hospedagem na web, nome de domínio e certificado SSL para executar seu site. Com o provedor de hospedagem certo, geralmente você pode obter todos esses recursos em um plano.

Aqui na WRDS Comunica você pode adquirir todos os recursos necessários para executar seu site WordPress. Essa pode ser uma maneira eficaz de gerenciar seus custos em um só lugar.

Como o Wix oferece um plano totalmente gratuito, pode ser uma excelente opção para iniciantes. No entanto, o WordPress tem o melhor valor pelo seu custo. O software é gratuito e você pode encontrar facilmente uma equipe de especialistas com valor acessível para cuidar do seu site. Faça uma análise com um de nossos consultores.

5. Extensões de terceiros
Ao criar qualquer tipo de site, você provavelmente desejará adicionar recursos exclusivos. Esteja você usando Wix ou WordPress, você pode estender a funcionalidade do seu site para atender às suas necessidades.

Wix – Fornece um App Market com mais de 200 ferramentas diferentes que você pode adicionar ao seu site. Por exemplo, você encontrará aplicativos para formulários online, análises de marketing e gateways de pagamento.

Alguns desses aplicativos foram desenvolvidos pelo Wix e se integrarão facilmente ao seu site, permitindo que você gerencie eventos ou crie cursos online.

O Wix App Market também possui muitas ferramentas de terceiros. Embora não sejam nativos do Wix, você pode instalá-los facilmente selecionando Adicionar ao site .

WordPress –  Possui um diretório exclusivo de plugins. Aqui, você pode encontrar mais de 59.000 plugins gratuitos do WordPress que podem estender a funcionalidade do seu site.

Como o WordPress é uma plataforma de código aberto, muitos desenvolvedores criaram seus próprios plugins para que outros possam usá-los. Provavelmente, você pode encontrar uma ferramenta para qualquer recurso que desejar, simplesmente pesquisando no diretório.

6. SEO

Wix – Com o Wix existem muitas maneiras de melhorar seu SEO. No seu painel, você verá uma seção para Ferramentas de SEO com quase  tudo o que precisa para começar a ser encontrado no Google.

O Wix pode fornecer uma lista de verificação de configuração de SEO para você começar. Depois de adicionar o nome do seu site e algumas palavras-chave básicas, ele o guiará por algumas melhorias que você precisa fazer.

Você também pode editar suas configurações de SEO para cada página. Isso pode envolver a adição de uma tag de título, meta descrição, marcação de dados estruturados e meta tags adicionais.

 

WordPress – Por outro lado, o WordPress fornece todos esses recursos básicos de SEO e muito mais. Você pode escolher um tema compatível com SEO, personalizar sua estrutura de permalink, criar categorias e tags e habilitar breadcrumbs.

Além disso, você pode instalar plugins de SEO do WordPress, como o Yoast SEO. Esta ferramenta popular pode ajudá-lo a melhorar seu SEO em um só lugar.

Depois de instalar o Yoast SEO, você obtém uma análise na página de cada postagem e página do seu site. Aqui, você pode adicionar uma palavra-chave de foco, título e meta descrição. Você receberá algumas recomendações para melhorar seu SEO.

Embora o Wix forneça muitas maneiras de melhorar o SEO do seu site, isso é mais fácil de fazer no WordPress. Simplesmente instalando um plug-in dedicado, você pode obter acesso a listas de verificação automáticas e gerenciar seu SEO enquanto edita uma postagem.

9. Suporte ao Cliente
Outro fator importante a considerar ao comparar WordPress vs Wix é o atendimento ao cliente. Embora você nunca precise, é sempre útil ter uma equipe de suporte dedicada pronta para responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Wix – O Wix é uma das melhores plataformas quando se trata de suporte ao cliente. Independentemente do plano que você escolher, a equipe de suporte do Wix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Usando este serviço, você pode solucionar problemas e obter soluções imediatas.

Além disso, você pode usar o Wix Help Center para encontrar respostas para suas perguntas. Esta base de conhecimento pode ajudá-lo a aprender como usar o Wix, resolver problemas técnicos ou atualizar seu plano.

Se você quiser conversar com outros usuários do Wix, você pode explorar o Fórum da Comunidade. Aqui, você pode navegar por tópicos populares ou criar novas postagens.

WordPress – Com o WordPress você não tem uma equipe de suporte exclusiva, só existem fóruns e documentação oficial disponíveis no site oficial. Você pode pesquisar problemas comuns e conversar com desenvolvedores profissionais.

Por isso aqui na WRDS Comunica definimos que esse seria nosso maior diferencial em comparação a qualquer outro especialista em WordPress.

Se você se deparar com um problema simples ou de maior complexidade pode entrar em contato com nosso suporte ao cliente que está está disponível em horário comercial. Entregamos soluções sob medida para qualquer problema do WordPress, independentemente do seu plano contratado.

10. Segurança
Ao começar a criar conteúdo online, você precisará proteger seu site contra ataques cibernéticos e malware. Para manter seus dados seguros, é importante encontrar uma plataforma segura. Em seguida, compararemos Wix vs WordPress em termos de segurança e proteção do site.

Wix – O Wix é uma plataforma hospedada, então você não precisa se preocupar em instalar suas próprias medidas de segurança. Na verdade, o Wix tem menos vulnerabilidades porque os usuários não podem editar seu software principal.

Além disso, o Wix contém proteção integrada contra ameaças de segurança. Sua plataforma realiza atualizações automáticas, para que seu site não seja executado em softwares desatualizados.

WordPress – Com o WordPress, seu nível de segurança pode variar. Como você escolhe seu próprio host, é melhor selecionar um provedor com medidas de segurança avançadas.

Existem diferentes tipos de planos de hospedagem WordPress e alguns podem ter medidas de segurança limitadas. Se você escolher um plano compartilhado, poderá ficar vulnerável se outro site for invadido. Você pode evitar esse problema selecionando um host seguro ou atualizando seu plano.

Nossa recomendação é que você se informe com um de nossos consultores e descubra que tipo de hospedagem é mais confiável, além de comparar o custo-benefício do investimento no site que levará sua marca ao mundo.

Enfim…

Esperamos que este guia Wix vs WordPress tenha ajudado você a escolher uma plataforma para o seu novo site! Se você tiver alguma dúvida sobre essas duas plataformas, sinta-se à vontade para chamar um de nossos especialistas ou apenas deixar um comentário abaixo!

Mais importante que ter um site é ter uma ótima presença no Google. Tenha uma equipe de especialistas em WordPress com suporte humanizado.

Clique aqui para chamar um consultor e descubra mais.

Leia Também

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Artigos mais lidos

Assine a nossa newsletter

E entre no grupo VIP que recebe antecipadamente as novidades, artigos, promoções e descontos. 

Atendimento Online
Olá! Como podemos ajudar?
Olá! Como podemos ajudar?
Nosso atendimento à jato é pelo Whatsapp. Marque a opção para retornar contato. Escreva sua pergunta que já responderemos!